App SUPERCASA
Discover your new home
Open
Edifício Living Foz

Living Foz vence prémio internacional de arquitectura “Leaf Awards 2011”

Share article Print
O projecto vencedor integrava uma shortlist de 47 finalistas de todo o mundo na categoria “young architect of the year” sendo da autoria do arquitecto Paulo Fernandes Silva que contou com a colaboração dos arquitectos Isabela Neves e Tiago Soares Lopes.
O edifício Living Foz, desenhado pelo atelier dEMM arquitectura, construído e promovido pela J.Camilo, venceu o prémio internacional de arquitectura “Leaf Awards 2011” em Londres, no passado dia 16 de Setembro.

O projecto vencedor integrava uma shortlist de 47 finalistas de todo o mundo na categoria “young architect of the year” sendo da autoria do arquitecto Paulo Fernandes Silva que contou com a colaboração dos arquitectos Isabela Neves e Tiago Soares Lopes.

O convite de participação surgiu em Abril de 2011, os elementos para apreciação foram enviados no mês de Maio e em Junho passou a integrar a shortlist.

Na sua nona edição, os Prémios Leaf Awards um dos mais prestigiados prémios anuais de arquitectura, pretendem “honrar os arquitectos que projectam edifícios e soluções que servem de referência para a comunidade de arquitectos a nível internacional”. Os Leaf Awards já premiaram arquitectos como Zaha Hadid, David Chipperfield, SOM, Steven Holl, Terry Farrell e Marcio Kogan.

Na cerimónia que teve lugar em Londres, no Landmark Hotel, o Júri comentou e elogiou diversos aspectos do projecto: “O privilégio das relações entre interior e exterior, de modo a usufruir a vista panorâmica e a exposição solar (…) A articulação de direcções cria espaços de varanda enriquecidos por contrastes de luz e sombra, de exposição e de protecção. A sua forma é enfatizada pelos contrastes entre o betão branco à vista e os painéis de GRC (Glass Reinforced Concrete). Libertando 30 por cento do terreno para criar um espaço envolvente para utilização colectiva, promove descompressão em relação às construções vizinhas (…) O princípio geométrico e material das fachadas estende-se aos arranjos exteriores, criando espaços de circulação, de afastamento e de paragem. A exposição solar controlada, a inércia térmica da envolvente exterior, a utilização de energias alternativas e equipamentos eléctricos eficientes, são medidas que integram o edifício numa lógica de qualidade associada ao respeito pela Pessoa e respectivo Habitat.”

O Júri foi composto por figuras de relevo no panorama da teoria, da prática e da consultadoria de Arquitectura e de Engenharia Inglesa e Internacional. Liderado por Irving Brauer, da “Brauer Associates”, inclui: Stephen Fisher, da Momentum Engineering (empresa com ampla actividade no Reino Unido e EUA, tendo colaborado com arquitectos como Dominique Perrault); Angus Brown, arquitecto e director da Fraser Brown MacKenna, com sede em Londres; Lucy Bullivant, Honorary Fellow do Royal Institute of British Architects, autora de diversas monografias e ensaios de arquitectura (tem vindo a desenvolver uma carreira notável em curadoria, nomeadamente na Royal Academy of Arts).
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 5/10/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›