App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Ferrovias_Moçambique

Comboio vai chegar a Moatize ainda este ano

Partilhar notícia Imprimir
A VILA de Moatize, no Tete, poderá, até Dezembro, voltar a receber comboios de passageiros. De acordo com um dos administradores da empresa Portos e Caminhos de ferro de Moçambique, a reconstrução da ferrovia está na recta final, faltando apenas um troço de 54 quilómetros.
Adelino Mesquita, em entrevista ao Jornal Notícias, no decurso do ensaio do primeiro comboio de passageiros, num trajecto de 321 quilómetros, ligando a cidade da Beira e Dona Ana, em Mutarara, nas províncias de Sofala e Tete, respectivamente, acrescentou que a reabertura da linha de Sena reactiva o desenvolvimento do vale do Zambeze, sobretudo nas trocas comerciais e na circulação livre de pessoas. Considerou que, de facto, a região enfrenta actualmente imensas dificuldades de transporte rodoviário.

Projecções actualizadas apontam que cada comboio de passageiros pode transportar mais de 500 pessoas, numa actividade considerada menos rentável mas socialmente subsidiada pelo Estado.

O Sistema Ferroviário da Beira, que inclui as linhas de Sena e Machipanda, foi concessionada, em 2004, à Companhia Caminhos de ferro da Beira (CCFB) para um período de 25 anos. No contrato rubricado entre os Governos de Moçambique e da Índia consta que a circulação de comboios de passageiros na Linha de Sena deve acontecer à medida que os troços forem concluídos, o que já acontece nos trajectos Beira-Dondo, Beira-Marromeu, Beira-Dona Ana, faltando apenas Beira-Moatize.

O director-executivo da Companhia Caminhos de ferro da Beira, Ghan Swaroop, mostrou-se satisfeito com o cumprimento desta cláusula contratual, reafirmando que as obras em curso terminam em Dezembro próximo.

Por outro lado, Adelino Mesquita disse que à semelhança do que se passa no Corredor Sul, a empresa Portos e Caminhos de ferro de Moçambique vai tentar convencer a CCFB no sentido de reintroduzir, na região centro, o transporte através de automotoras a qualquer momento.
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 19/4/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›