App SUPERCASA
Discover your new home
Open
CBRE promove concurso Urban Photographer of the Year

CBRE promove concurso Urban Photographer of the Year

Share article Print
O concurso, que premeia o "Fotógrafo Urbano do Ano", abre hoje, 16 de Abril, inscrições pela quarta vez, agora com a novidade de se estenderem a todo o mundo.
O concurso anual Urban Photographer of the Year (Fotógrafo Urbano do Ano), promovido pela CBRE, abre hoje, dia 16 de abril, as inscrições pela quarta vez com a novidade de se estenderem agora a todo o mundo.

Lançado pela primeira vez em 2007 pela consultora imobiliária líder mundial, CBRE, como um concurso centrado na Europa, Médio Oriente & África (EMEA), o crescimento do Urban Photographer of the Year tem sido notável. É agora o maior concurso do género em todo o mundo, com mais de 10.000 inscritos de mais de 74 países só no último ano.

É de salientar que na edição anterior, o português Victor Manuel Lamosa de Melo foi o grande vencedor do concurso internacional Urban Photographer of the Year, com uma fotografia de um artesão tunisino. O painel de jurados, composto por fotógrafos profissionais de todo o mundo, distinguiu o fotógrafo português e a sua imagem de um artesão a trabalhar o bronze em Tunes.

O popular tema do concurso “Cities at Work” (Cidades a Trabalhar) foi concebido para desafiar fotógrafos amadores e profissionais a captar aquilo que consideram ser a essência da vida urbana a qualquer hora do dia, quer seja comovente, inspirador, peculiar ou divertido.

O vencedor global da edição de 2012 terá a oportunidade de escolher um safari fotográfico de luxo de entre um leque de destinos exóticos, patrocinado pela CBRE. Serão, ainda, atribuídos prémios aos segundo e terceiro classificados e às 24 imagens que se destaquem representando cada hora do dia.

Mike Strong, Chairman & CEO da região EMEA da CBRE, comenta: “Compreender como as cidades trabalham faz parte integrante do negócio da CBRE. Porém, as cidades são feitas de muito mais para além de edifícios e infraestruturas. Atualmente, com mais de metade da população mundial a viver e a trabalhar em comunidades urbanas, particularmente impulsionada pelo extraordinário crescimento de super-metrópoles em regiões como a China e Índia, as cidades não só oferecem um fértil cenário a quem tenha talento criativo e olhar atento, mas também um ponto focal para traçar um mapa da mudança e do progresso da sociedade.

“Criámos este concurso como um fórum para celebrar o ambiente urbano e para mostrar o talento dos melhores fotógrafos da nossa região. Sinto-me muito satisfeito pelo facto de o sucesso deste concurso nos permitir torná-lo global este ano e estou ansioso por receber as imagens estimulantes da vida citadina que representam este concurso.”

Os vencedores dos anteriores concursos foram buscar inspiração a um vasto espetro de cenários de cidade, desde deslocações de bicicleta para o trabalho em Hamburgo, operários numa fábrica de reciclagem na Sérvia, uma tempestade de deserto em ambiente urbano na Arábia Saudita, ou um espetáculo de fogo-de-artifício na cidade na Hungria. No ano passado, a fotografia vencedora foi tirada pelo português Victor Melo, que concorreu com uma imagem de um comerciante tunisino a trabalhar no antigo souk de Tunes.

Martin C. Grahame Dunn, Presidente do painel de júris, acrescenta: “A fotografia urbana é uma parte da nossa herança social muito negligenciada, não é um produto secundário acidental da vida moderna, mas uma atividade deliberada e criativa. Esta competição abriu uma nova e estimulante porta no mundo da fotografia e o seu formato permite a todos os tipos de fotógrafos darem vida a cada hora do dia sob milhares de diferentes perspetivas. A nossa nova dimensão global só pode contribuir para a ascensão meteórica do concurso e para a qualidade das participações. 2012 Será um ano entusiasmante para o nosso painel de júris.”

O concurso Urban Photographer of the Year está agora aberto para inscrições e os fotógrafos podem concorrer até 30 de junho de 2012 com imagens de Cities at Work. A lista completa dos vencedores, incluindo o prémio Urban Photographer of the Year de 2012, será anunciada em agosto de 2012. Para inscrições e mais informações por favor visite: www.cbrephotographer.com ou siga @cbrephotos.
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 19/4/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›