App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir

Prime Yield aposta no potencial do mercado angolano

Partilhar notícia Imprimir
A operar no mercado nacional desde 2005, a Prime Yield, Consultadoria e Avaliação Imobiliária, procura agora consolidar actividade no mercado angolano.
A Prime Yield, empresa de avaliação e consultadoria imobiliária a operar no mercado nacional, alargou recentemente a sua actividade ao mercado angolano, um mercado emergente e com potencial para o sector imobiliário.

A estratégia definida pela Prime Yield para este mercado resulta da agregação de duas empresas ? a PROGEST Angola e a Prime Yield Portugal ?, da qual nasce a PROPRIME, que desenvolve actividade no sector imobiliário também no domínio da avaliação e consultadoria imobiliária, explicou Nelson Rêgo, director da Prime Yield.

O projecto de investimento foi iniciado em 2006, e culminou com a abertura, em Outubro de 2007, dos escritórios da PROPRIME em Luanda e no Lobito.

O trabalho da PROPRIME assenta na consultoria de avaliação, ou seja, na «realização de avaliações imobiliárias», sendo que os principais clientes são as mais importantes instituições bancárias angolanas «que, para concederem empréstimos, necessitam de uma avaliação que seja um espelho fiel do valor de mercado dos bens entregues em garantia, para a operação de financiamento».

De acordo com o director da Prime Yield, este investimento é estratégico devido ao elevado potencial do mercado angolano, muito embora exista alguma dificuldade no que respeita aos recursos humanos.

«O que se verifica neste momento em Angola é uma forte aposta por parte dos promotores imobiliários no desenvolvimento de projectos residenciais e de escritórios», refere Nelson Rêgo, acrescentando que «a vertente do turismo ainda não está muito desenvolvida em Angola, mas sim em Cabo Verde, onde o surgimento de "resorts" é uma realidade».

Para a Prime Yield, o mercado angolano está em crescimento «porque cada vez existem mais projectos em desenvolvimento, o mercado vai-se profissionalizando, e os bancos necessitam de ferramentas de apoio à decisão na área dos serviços imobiliários».

Contudo, apesar da parceria com o Casa Sapo, e «tendo em conta a recente abertura do portal em Cabo Verde e de pretendermos entrar nesse mercado numa óptica de tratamento da informação imobiliária de apoio à concessão de crédito por parte da banca», a Prime Yield pretende consolidar primeiro o projecto em Angola, e «utilizá-lo como "balão de ensaio" para depois olhar para outras oportunidades de expansão» em território africano.

Apesar das dificuldades respeitantes à escassez de recursos humanos para o desenvolvimento da empresa, e de algumas barreiras que têm sido ultrapassadas «graças aos nossos sócios angolanos, estamos dentro do plano de negócios definido pela empresa para o corrente ano, o que significa que o balanço é positivo», assegurou Nelson Rêgo.

Refira-se que, em Portugal, tendo por base a parceria firmada com o Casa Sapo ? Portal Nacional de Imobiliário, a Prime Yield mantém actualizada uma base de dados de habitação que cruza os valores de oferta ("asking prices") com os valores de avaliação produzidos no âmbito dos trabalhos realizados pela Prime Yield para as principais instituições de crédito que concedem empréstimos à habitação.

O tratamento desta informação permite à Prime Yield efectuar Estudos de Mercado Quantitativos e Qualitativos, uma ferramenta importante de apoio à decisão por parte dos promotores imobiliários no momento de análise de alternativas/programação de investimentos imobiliários a realizar.
Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 18/4/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›