App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Concluídas casas modelo do projecto “Cinco Mil Casas”

Concluídas casas modelo do projecto “Cinco Mil Casas”

Partilhar notícia Imprimir
Já estão concluídas as primeiras seis casas modelo do projecto de construção de Cinco Mil Casas no bairro Intaka, município da Matola, devendo arrancar no próximo mês de Maio a edificação das primeiras 300 casas.
Já estão concluídas as primeiras seis casas modelo do projecto de construção de Cinco Mil Casas no bairro Intaka, município da Matola, devendo arrancar no próximo mês de Maio a edificação das primeiras 300 casas.

As residências modelo são do tipo I, II, III e IV e têm a utilidade de permitir aos interessados e ao Fundo de Fomento para Habitação avaliar os custos do material a ser gasto nas obras, e, por conseguinte, os preços definitivos dos imóveis.

O projecto de construção cinco mil casas no Intaka vai ocupar um espaço estimado em cerca de 300 hectares, estando prevista, para além da edificação das residências, a construção de diferentes equipamentos sociais como vias de acesso, escolas, postos de saúde, mercado, bancos, entre outros.

As infra-estruturas vão servir para acolher os moradores de Intaka e dos bairros circunvizinhos, para além de diferentes interessados, com prioridade para jovens.

Segundo o previsto, os preços dos imóveis vão permitir acesso às diferentes classes sociais, dependendo do tipo que os requerentes solicitarem. Esta medida visa permitir que todos os moçambicanos tenham acesso às residências.

Borges da Silva, do Fundo de Fomento para Habitação, disse que as casas modelo foram construídas para servir como um meio de avaliação do valor que poderá ser gasto na aquisição do material para a prossecução do projecto.

“O exercício que está a ser feito agora é para determinar os custos. há um conjunto de abordagens, se nós subcontratarmos os empreiteiros e estes construírem haverá um determinado custo; se a instituição construir por si só tem outro custo; e se contratarmos e participarmos em material de construção, será outro custo., portanto, com as seis casas, estamos a estudar todas estas possibilidades e, neste momento, o modelo que se revela ajustado à nossa intenção é o modelo de subcontratação de empreiteiros e apoiarmos em materiais de construção”, disse a fonte.
Notícias relacionadas
3 Comentários
Anónimo
09:11, 23 setembro 2013
PROGETO NTAKA
BOM DIA KERIA SABER KAL E O PRESO
joao paulo matsimbe
07:00, 15 março 2013
assunto: projecto intaka
bom dia gostaria de saber k assim k o projecto esta a ser lento serak vai atingir o numero real das casas? pork oki eu vi ha familia a viver nas arteria do terreno do projecto. mas so pelo terreno nao da pra construcao dos 5 mil casas, e as familias k ja vivem la ja a50 anos vao pra onde?
jose francisco beula
14:14, 15 fevereiro 2013
precos
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 11/5/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›